
A psicanálise é uma teoria e prática terapêutica desenvolvida pelo médico neurologista austríaco Sigmund Freud no final do século XIX e início do século XX. A teoria psicanalítica parte do pressuposto de que a maior parte do nosso comportamento é influenciada por processos inconscientes em nossa mente.
Esses processos do inconsciente incluem conflitos internos, desejos reprimidos e traumas emocionais que podem afetar a saúde mental e física do indivíduo e são originados em pontos específicos de nossa história de vida, mas que ficam inacessíveis à lembrança e processamento.
A psicanálise busca trazer à consciência esses conteúdos inconscientes, através da livre expressão do paciente em sua exploração pessoal da história de vida e dos próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos. O processo terapêutico envolve a criação de um ambiente seguro e confidencial, no qual o paciente pode explorar livremente suas emoções e conflitos internos, enquanto o terapeuta age como um cuidadoso facilitador e guia.
Além do tratamento de distúrbios emocionais, a psicanálise também tem contribuído para a compreensão de questões culturais e sociais, como as dinâmicas de poder e as origens das violências que estamos submetidos, bem como um método de pesquisa e análise da realidade no campo teórico científico de várias áreas do conhecimento. a psicanálise continua sendo uma influente abordagem na compreensão do funcionamento psicológico humano e na prática clínica da saúde mental.
Sabemos que muitos terão dúvidas, um texto curto como esse não é suficiente para resumir um século de estudos e práticas. Entre em contato para saber mais, será um prazer explicar tudo!